mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Anuncie Aqui
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
Anuncie Aqui

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: COMO CUIDAR DE ANIMAIS DEFICIENTES – EM HIGIENE E CUIDADOS  (Lida 179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oribii

COMO CUIDAR DE ANIMAIS DEFICIENTES – EM HIGIENE E CUIDADOS
5 DE ABRIL DE 2018


CATEGORIASMEDICINA VETERINÁRIA



Animais deficientes

Ao contrário do que muitos pensam, animais também sofrem com problemas físicos e se tornam deficientes. Existem pets cegos, sem uma pata, surdos e com vários outros problemas que o caracterizam como um animal deficiente. De acordo com Ana Carolina Teixeira Ibelli, veterinária, esses animais precisam de cuidados além dos habituais.

Veja abaixo uma lista de cuidados necessários com os animais deficientes:

Preste atenção na higiene

É fundamental que a pele do animal não tenha contato com fezes e urina. Se ele não pode se locomover, fique atento e limpe-o com toalhas umedecidas especiais para animais. Lembre-se que as toalhas umedecidas de bebê podem causar alergias nos pets.

Posição para dormir
Assim como a higiene, você também deve prestar atenção se ele não fica muito tempo deitado de um lado só, para não formar úlceras de pressão. Por isso, é importante, sempre mudá-lo de lado. Uma vez que a ferida ou úlcera se formou, consulte um veterinário para orientá-lo como tratar da melhor forma.

Utilização de fraldas

Pode ser interessante colocar fraldas no seu amigo, pois além de proteger da urina e das fezes, não vai irritar a pele e não vai sujar o chão e tapetes. Mas, assim como um bebê humano, é necessário verificar a troca de fraldas a cada 3 ou 4 horas no máximo. Não se esqueça de deixar a pele do animal descansar por algum tempo sem a fralda.

Atenção aos banhos
Alguns animais necessitam de banhos frequentes. Sempre peça orientação ao seu veterinário sobre qual produto utilizar. O uso de um produto inadequado pode acarretar no aparecimento de feridas, por isso fique atento.

Alimentação dos animais deficientes
Qualquer desequilíbrio nutricional afetará sua saúde e a recuperação sempre é mais difícil para um animal deficiente. Sempre procure um veterinário para que forneça alimentação balanceada e individual para ele. Além da alimentação, suplementos vitamínicos nestas condições são excelentes. Se você tem um animalzinho especial, solicite ao seu veterinário orientação sobre esse complemento.

Fique de olho na urina e nas fezes
É importante verificar se o seu animal está urinando e defecando normalmente. Animais com deficiência podem ter dificuldades em urinar. Se a urina começar a sair gotejando e/ou as fezes não saírem, não espere, leve-o rapidamente veterinário. Uma infecção ou obstrução nesses casos é uma complicação muito maior que para qualquer animal sem deficiência.

Cadeira de rodas
Se seu veterinário indicar cadeira de rodas, pode ser bom para o seu animal, evitando muitas complicações, já que a força muscular não é perdida e o bem estar mental é mantido. Porém, antes de tomar qualquer atitude, converse com o veterinário.

Massageie seu animal

Não é somente na fisioterapia que seu animal pode ser massageado. Você também pode fazer isso. A massagem aumenta a circulação sanguínea, ajuda a reduzir a dor, e o principal, fortalece e mantém o vinculo entre vocês! Se você tem dúvidas de como pode fazer isso, pergunte ao fisioterapeuta ou ao veterinário dele. Hidroterapia também é muito bacana.

Passear
Não é porque você tem um animalzinho especial que vocês não podem curtir um passeio! Sempre que possível, leve-o a áreas verdes, parques, seja de cadeira de rodas ou com você. Os cães, principalmente, são muito olfativos e cheirar ambientes diferentes e outros animais faz muito bem para sua saúde, principalmente a mental.

Não deixe que a deficiência se torne um obstáculo para o amor, pelo contrário, faça com que isso aproxime você do seu pet!

Para saber mais sobre a saúde dos animais garanta o seu livro Guia Completo de Saúde do Cão!

*Por Isis Fonseca | Foto @robinho_do_lixo_para_o_luxo

Fonte: Meu Pet
]
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo