Se está a pensar em ter um gato em sua casa para viver de acordo com as suas regras, tem antes de ponderar se está preparado para que as suas regras sejam ditadas pelo gato.
Existem duas situações extremadas no que diz respeito ao treino do gato: os donos que conseguem por o gato a saltar por arcos, passar por tubos e ir buscar a bola e outros com os cortinados rasgados e os sofás furados que perguntam como isso é possível.
Existem gatos mais treináveis do que outros, mas geralmente todos sucumbem às delícias de uma boa guloseima. É que ao contrário do cão, que obedece para tentar agradar ao dono, o gato obedece quando lhe convém.
Rei das alturasOs gatos gostam de sítios altos. Estantes de livros, bancadas e móveis altos são os locais ideais para o gato observar o seu território. Para lá chegar, os gatos não olham a meios e se tiverem de derrubar os bibelots, jarras, etc, então que seja. Para este problema a solução é mesmo retirar para uma divisão à qual o gato não tenha acesso todos os objectos quebráveis que possa ter em casa. Desta forma não esá só a proteger os objectos, mas também o gato que se poderia magoar com os cacos no chão.
Arranhar, arranhar e arranharAfiar as unhas é um processo natural para os gatos e não há forma de o inibir. Se não quer o sofá, os cortinados ou as almofadas com um toque artístico do gato o melhor é criar alternativas mais atractivas para ele. Tenha postes próprios para gatos à disposição e, caso ele goste, esfregue erva-dos-gatos ou catnip, para que seja mais atractivo para o animal. Coloque pequenas guloseimas no topo do poste e elogie-o sempre que ele for para lá.
Mais fácil, só pondo capas protectoras em tudo o que o gato gosta de arranhar.
Tomar banhoOs gatos adultos que nunca foram habituados aos banhos não vão mudar de ideias, mas é possível habituar o gato e combater a aversão que têm da água se o treino for inicado desde pequeno.
Os gatos de exposição tomam banhos regulares e estão habituados a esses cuidados porque foram apresentados a eles desde pequenos.
Encontrar o gatoOs gatos escondem-se nos sítios mais recônditos: dentro de gavetas, atrás de móveis, em cima de estantes e por vezes é difícil encontrá-los. Pode chamar o gato durante todo o dia e nem lhe ver a ponta dos bigodes, mas basta abrir a lata da ração, que ele vem sem ser chamado.
Aprender como o gato pensa é o primeiro passo para conseguir que ele queira fazer aquilo que o dono quer que ele faça.
Fonte: arcanoe