iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Surf. Escocesa de 10 anos sem pernas e braços vai competir na Califórnia  (Lida 851 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisinho

 
Surf. Escocesa de 10 anos sem pernas e braços vai competir na Califórnia

A menina foi amputada devido a uma meningite que sofreu aos dois anos.


© Crowdfunder

 1 FOTOS

Notícias ao Minuto
14:43 - 23/11/22 POR INÊS FRADE FREIRE

MUNDO SURF


Jade Edward, uma menina de 10 anos que tem as pernas e braços amputados devido a uma meningite que sofreu aos dois anos, vai representar a equipa da Escócia no Campeonato do mundo de surf adaptado, em Pismo Beach, na Califórnia, Estados Unidos da América.


Natural de Aberdeenshire, Jade começou a surfar depois de um encontro aleatório com instrutores da instituição de caridade SurfABLE Scotland numa praia em Moray, na Escócia.

O pai da menina, Fraser Edward, contou, citado pela BBC News, que o surf lhe deu uma sensação de liberdade. No momento em que experimentou, em Hopeman, na costa de Moray Firth, no ano passado, percebeu o quanto era boa.

Mas como começou o amor pelo surf?

Tudo começou quando um grupo de instrutores do ‘SurfABLE’ - instituição de caridade que oferece oportunidades de surf para jovens e adultos com deficiência, onde Jade pratica a modalidade - estava a dar aulas na praia e viu a família Edward a brincar na praia.

A ‘SurfABLE’ acabou por ajudar Jade a aprender a modalidade e a garantir uma vaga na equipa escocesa que vai ao campeonato mundial em dezembro.

"Simplesmente adoro… adoro estar na água, não sinto frio", salientou Jade, acrescentando que está ansiosa para ir para a Califórnia. "É uma grande oportunidade e vou dar o meu melhor", rematou a menina.

Segundo Fraser, o surf veio aumentar a autoestima da filha, reforçando que a nova experiência chegou no momento certo à hora certa. "A primeira vez que vi Jade surfar foi muito mágico", contou o pai, denotando que Jade "parecia muito livre e feliz", como nunca tinha visto isso antes.

"É uma combinação perfeita: Jade conviveu com a sua deficiência a vida toda, mas o surf realmente a acolheu",  explicou o pai da menina, reforçando que "a água é o seu lugar feliz".

A prova, com origem numa parceria entre a International Surfing Association (ISA) e a 'AmpSurf', vai decorrer de 4 a 11 de dezembro, e junta os melhores atletas na luta pelo cobiçado troféu de equipa do surf adaptado.

O concurso quer fazer com que o surf adaptado se torne numa modalidade paralímpica em 2028, em Los Angeles.


Noticias ao minuto
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo