iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Espectáculos acessíveis a pessoas surdas ou com deficiência visual valem distinção ao Teatro José Lú  (Lida 176 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online SLB2010

 
Espectáculos acessíveis a pessoas surdas ou com deficiência visual valem distinção ao Teatro José Lúcio da Silva


20 JUN 2024 13:41
Menção honrosa para o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, nos Prémios Acesso Cultura

espectaculos-acessiveis-a-pessoas-surdas-ou-com-deficiencia-visual-valem-distincao-ao-teatro-jose-lucio-da-silva
O Fim, de Diogo Freitas, com texto de Gonçalo M. Tavares
Estelle Valente / São Luiz Teatro Municipal

redaccao@jornaldeleiria.pt
Os Prémios Acesso Cultura – Mickaella Dantas pretendem distinguir, divulgar e promover projectos e entidades que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal.

Na edição de 2024, cuja cerimónia de entrega decorreu ontem, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, foi distinguido com uma menção honrosa pelo projecto Um Palco Para Todas as Pessoas, que se foca nas pessoas com deficiência visual e surdas e que inclui espectáculos com condições de acessibilidade.


“Foi o primeiro ano em que desenvolvemos mais profundamente o trabalho na acessibilidade; um ano de muita aprendizagem e resiliência. Não podemos deixar de agradecer a todas as pessoas que não sendo integrantes na equipa do Teatro, são membros fulcrais para o desenvolvimento deste projecto”, lê-se numa nota publicada pela equipa do TJLS nas redes sociais, em que destaca a Acesso Cultura. “Estrutura agregadora e impulsionadora desta força e esperança num mundo mais justo. Por todas as formações, acções, conversas, partilhas, eventos, insistência e aprendizagem. Estamos felizes e de parabéns”.

Desde 2022, o TJLS, e o Teatro Miguel Franco, também gerido pelo município de Leiria, fazem parte da Rede de Teatros Com Programação Acessível.

Leia a deliberação do júri dos Prémios Acesso Cultura – Mickaella Dantas relativamente ao projecto do TJLS Um Palco Para Todas as Pessoas:

“Se tivéssemos de descrever o Teatro José Lúcio da Silva com apenas uma palavra, essa palavra seria “relação”. A sua missão é “Dotar a cidade de Leiria de um espaço de lazer, saber, conhecimento, cultura e entretenimento, fomentando uma relação entre o público e o Teatro”. Este teatro tem investido, em particular, na relação com pessoas com deficiência e surdas. Os espectáculos com interpretação em língua gestual portuguesa e audiodescrição aumentaram exponencialmente. As associações que trabalham junto destas comunidades, nomeadamente ACAPO e Associação de Surdos da Alta Estremadura, ajudam a decidir qual a oferta de programação mais interessante, que desperte curiosidade e vontade de enfrentar os obstáculos que possam existir quando decidem vir até ao Teatro – sejam eles físicos, emocionais ou psicológicos. O número de pessoas que usufruem desses recursos também cresceu significativamente, e tem também influenciado a frequentação em cidades próximas, quando existem recursos de acessibilidade (Estávamos em Pombal e ouvimos os espectadores cegos a despedirem-se no final do espectáculo dizendo “Até amanhã, em Leiria!”). Este teatro trabalha na criação de relações, não apenas através da programação, mas também através de uma conversa, de uma pausa para café, de vídeos-convite com a participação dos artistas dirigidos à comunidade surda. O Teatro José Lúcio da Silva, pelo seu trabalho e compromisso, faz jus à sua missão e é distinguido pelo júri com esta menção honrosa”.


Fonte: Jornal de leiria

 

 

 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo