iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Intestino preguiçoso: que alimentos ter na despensa  (Lida 684 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Intestino preguiçoso: que alimentos ter na despensa


O nosso intestino não trabalha sempre de forma regular. Ou porque estamos nervosos ou ansiosos, ou por alguma alteração no regime alimentar, o resultado é semelhante: dificuldade de evacuar, o que provoca desconforto, gases, inchaço e dor. Ora, há alimentos que aliviam esse desconforto, nomeadamente os que são ricos em fibras.

A ameixa, um clássico


A ameixa fresca é um fruto de efeito laxante suave, devido à sua concentração em fibras, e hidratante, porque ajuda a repor os líquidos. É recomendável o consumo de duas ameixas frescas, pela manhã, em jejum.

Se a prisão de ventre se mantém, um plano B é possível, a ameixa seca, em que a concentração de fibras é maior do que na ameixa fresca devido ao processo de desidratação. Deve ser consumida com moderação por ser substancialmente calórica.

Para preparar este remédio caseiro basta deixar de molho, durante aproximadamente 12 horas, 3 a 4 ameixas secas e, no dia seguinte, em jejum, comer as ameixas e beber o líquido em que foram demolhadas.

Outra opção é juntar uma pera, as ameixas secas demolhadas, uma casca de limão e, no micro-ondas, cozer a mistura na própria água das ameixas.

Flocos de aveia, ideais para o pequeno-almoço


São uma excelente fonte de fibra que o intestino absorve lentamente, garantindo um nível de energia constante durante toda a manhã, o que evita a tentação dos petiscos.

A fibra presente na aveia é do tipo solúvel, ou seja, absorve e retém a água formando uma espécie de gel. Este tipo de fibra, porque vai ativar os movimentos peristálticos do intestino, favorece a eliminação das fezes.

Podem ser consumidos das mais variadas maneiras, como em papas cozinhadas em água com canela e limão, ou apenas envolvidos em iogurte, adicionados a saladas, sopas ou purés.

Sementes de linhaça, solução perfeita


São bastante utilizadas na dieta como tratamento alternativo para problemas de prisão de ventre. Apresentam um elevado conteúdo de fibra solúvel e podem ser adicionadas a saladas, purés, iogurtes, sopas, pão ou bolos. Recomenda-se até duas colheres de sopa por dia, porque mais do que isso pode provocar flatulência e dores abdominais.

Hábitos que ajudam a regular o trânsito intestinal


•Beber água, de preferência morna, especialmente de manhã e em jejum;
•Dormir pelo menos 7 horas. O sono é fundamental para o nosso corpo cumprir as rotinas e se sentir bem;
•Os iogurtes (não açucarados nem gordos) ajudam a regular o trânsito intestinal e a diminuir o inchaço abdominal;
•Praticar algum exercício, de preferência pela manhã, para estimular a atividade motora do cólon;
•Mastigar bem todos os alimentos é essencial.
Truques extra: plantas e infusões


Complemente uma das opções dos alimentos acima referidos com uma infusão. Beber uma infusão após as refeições pode ser uma ajuda fundamental para o intestino.

Ervas como a camomila, orégãos, poejo, coentros, urtiga ou gengibre ajudam a uma boa digestão. Há outras plantas que possuem um efeito laxante suave, ou seja, o seu principio ativo estimula o intestino, tornando as fezes mais macias e mais fáceis de eliminar. Como exemplo, dente-de-leão, cascara sagrada, fucus ou ruibarbo. A mesma precaução dos casos anteriores: não abusar, pois podem causar cólicas.

Atenção: o nosso intestino é de hábitos. Não tente todas as opções de uma vez mostrando-lhe todos os trunfos. Vá introduzindo e experimentando. E lembre-se sempre: uma alimentação variada, equilibrada e colorida são pontos a favor, tal como uma dieta pobre em gorduras, que não trazem mais-valia alguma para o bom funcionamento intestinal. Mantenha um estilo de vida saudável, praticando atividade física regular. Aproveite o que a natureza nos dá, porque "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" - Johann Goethe .

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/intestino-preguicoso-que-alimentos-ter-na-despensa=f683957#ixzz1cC0kp5Mu

fonte: http://aeiou.expresso.pt
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo