ONU destaca benefícios de turismo acessível a pessoas com deficiênciaEm mensagem para o Dia Mundial do Turismo, marcado nesta terça (27), secretário-geral Ban Ki-moon ressalta que quase 1,2 bilhão de pessoas viajam ao exterior todo ano; ONU defendeu que “todos têm direito a acessar serviços de lazer e turismo em igualdade de condições”.
Uma lhama no sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru. Foto: Alexandre Buisse/NattfoddAs Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Turismo nesta terça-feira, 27 de setembro. Neste ano, o tema da data é “turismo para todos – promovendo acessibilidade para todos”.
Com quase 1,2 bilhão de pessoas viajando para o exterior por ano, o turismo se tornou um importante setor econômico.
Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, este é “um passaporte para prosperidade e paz e uma força transformadora melhorando milhões de vidas”.
Em mensagem sobre a data, o chefe da ONU destacou que “todos têm direito a acessar serviços de lazer e turismo em igualdade de condições”.
No entanto, “cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivendo com deficiências, bem com crianças pequenas, idosos e outros, ainda enfrentam obstáculos a questões básicas de viagens, como informação clara e confiável, transporte eficiente e serviços públicos”, entre outros.
Mesmo com tecnologias modernas, Ban alertou que pessoas com deficiências visual, auditiva, cognitiva ou de mobilidade estão sendo esquecidas em muitos destinos turísticos.
Para o secretário-geral, a acessibilidade é tanto uma “importante oportunidade de mercado e central para as políticas de turismo responsável e sustentável e desenvolvimento de estratégias de negócios”.
Na mensagem, o chefe da ONU encorajou políticos e empresas que trabalhem juntos para remover todas as barreiras a viagens.
Neste Dia Mundial, Ban pediu que todos reconheçam que todas as pessoas podem e devem participar no turismo e desfrutar “inesquecíveis experiências de viagem”.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) prevê que até 2030 as chegadas internacionais de turistas devam atingir 1,8 bilhão.
Fonte:
https://nacoesunidas.org/onu-destaca-beneficios-de-turismo-acessivel-pessoas-deficiencia/