iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Vai nascer um trilho para mobilidade reduzida no Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés  (Lida 2654 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Nandito

 
Vai nascer um trilho para mobilidade reduzida no Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés

11/01/2023 às 01:08
texto
Sara Lopes



Fonte de imagem: nit.pt

O percurso terá 1.250 metros. As obras deverão demorar cerca de um ano até ficarem concluídas.
Vai passar pela Corda de Fecha

O Parque Transfronteiriço Gerês/Xurés (PTGX), localizado na Comunidade Autónoma da Galiza, em Espanha, e na região norte de Portugal, foi criado em 1997. Abrange uma área total de mais de 267 mil hectares, distribuídos por duas áreas protegidas, divididas por uma fronteira, mas unidas pela natureza e cultura. Em breve, terá o primeiro percurso para pessoas com mobilidade reduzida.

O trilho terá 1.250 metros e irá situar-se entre a zona dos banhos públicos do rio Caldo e as ruínas da mansão romana Aquis Originis, na Estrada Romana XVIII, e o Caminho de São Rosendo, avança o jornal “O Minho”. A obra, que prevê reparar aquele trilho, deverá demorar cerca de um ano e prevê-se um investimento de 105 mil euros, que já foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente, Território e Habitação.

As obras de adaptação irão criar “um troço do percurso com uma circulação não discriminatória por todo o espaço, de forma autónoma e com segurança, incluindo a restauração ecológica daquela zona dominada por carvalhos”, segundo a Junta da Galiza. A colocação de bancos e mesas de madeira, a eliminação de barreiras, a regularização dos pavimentos terrestres, a adaptação dos três caminhos envolventes e a instalação de sinalizações fazem parte deste novo projeto do PTGX.

O primeiro trilho para mobilidade reduzida vai “permitir que todas as pessoas possam usufruir de uma forma mais ou menos fácil dos espaços com grande riqueza natural e arqueológica, numa zona transfronteiriça e que é reserva mundial de biosfera da UNESCO”, disse a presidente da Câmara de Lobios, Mari Carmen Yañes, em declarações ao mesmo jornal.







Fonte: nit.pt                        Link: https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/vai-nascer-um-trilho-para-mobilidade-reduzida-no-parque-transfronteirico-geres-xures

 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Paulo

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo