iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Sugestões para plano de actividades  (Lida 79614 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Vitinho

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #15 em: 25/09/2011, 15:52 »
 
Bem visto Sininho.
 

Offline Judite Oliveira

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Feminino
  • Tem deficiência: S/ ident.
Sugestões para plano de actividades
« Responder #16 em: 21/10/2011, 22:22 »
 
Meus caros amigos,

Muito se disse e se sugestionou quanto ao plano de actividades da UDF. Algumas sugestões são, a termo imediato, mais viáveis que outras, mas todas são preciosas e concretizáveis a médio ou longo prazo.

Eu lembro que a UDF é uma Associação a dar os primeiros passos, por pessoas sem disponibilidade a tempo inteiro, e como tal não pode pretender, de forma alguma, atingir já os resultados a que se propõe, na sua finalidade.

Lembro também que, a UDF nasceu da boa vontade de um pequeno grupo de amigos, que percebendo das dificuldades existentes, lançaram mãos a obra e em conjunto decidiram fazer algo para ajudar quem precisa.

A UDF nasceu! Está criada e com objectivos definidos. Agora, meus amigos, vamos dar-lhe corpo e firmeza. Vamos torná-la credível e conhecida, e para isso peço a ajuda de cada um que passe neste fórum.

Pois see é verdade que a cada direito corresponde uma obrigação, consequentemente é obrigação de todo quele que se julgue com direiro a usufruir dos seus serviços,  divulgar a UDF, sejam ou não sócios.

Para o bom funcionamento da UDF eu estabeleceria 3 etapas:

1ª – A primeira fase esta concluida, que foi formar legalmente a UDF, definir a sua finalidade e  objectivos a que se propõe cumprir. Agora, resta partir para uma segunda etapa, por forma a dar corpo e viabilidade ao pretendido.

2ª – A angariação de sócios é importante, muito importante, mas é (talvez) a parte mais dificil e morosa. Sem um nº considerável de sócios a UDF não terá a credibilidade que todos nós desejamos que tenha. Por isso, e uma vez que a UDF foi criada para todos, vamos lá a colaborar, e junto dos familiares, amigos e conhecidos tentar arranjar o maior nº possivel de sócios.

Neste entretanto, à todo um trabalho paralelo a fazer: Divulgar a UDF junto dos organismos governamentais, públicos e privados, técnicos da saúde e afins. Divulgação essa que poderá ser feita por circulares através de emails ou carta, ou até mesmo através de publicações gratuitas em jornais locais dispersos em vários pontos do país, como tambem na realização e/ou participação de eventos sociais, de solidariedade ou recreativos, realizados por conta própria ou em colaboração com outros organismos ou associações.

3ª - Chagada esta fase, temos então reunidas todas as condições para seguir em frente com o projecto. Poderemos então, e finalmente, realizar parcerias com outras entidades julgadas de interesse e/ou estabelecer protocolos, até mesmo realizar quelas reuniões que o Eduardo Jorge sugeriu e que eu, pessoalmente, achei muito interessante etc... etc... etc..

Seja ou não esta rectorica a seguir, recordo que ha muito trabalho pela frente. Um trabalho que é de todos e para todos!
 

Online andydoc1

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #17 em: 30/07/2024, 10:19 »
 
[Português]
Olá amigos
Sou um novo membro e vi este post com interesse, mas também com desapontamento devido à inatividade.
Compreendo o problema das organizações que dependem de voluntários que têm empregos a tempo inteiro noutros locais - ajudei a gerir muitas organizações como esta na RU. Tenho experiência em trabalho sindical e político, mas também na gestão do meu próprio consultório médico. Também sou bom a lidar com a lei.
Temos atualmente cerca de 2400 membros, 70 dos quais aderiram nos últimos 12 meses...
A minha opinião é que precisamos de ter os seguintes fluxos de trabalho:
1) organização - precisamos de um mapa de onde estamos e das capacidades/interesses dos membros, e de estabelecer reuniões locais de membros
2) responsabilização - precisamos de pressionar as câmaras municipais e outros organismos para que cumpram a lei em termos de acesso, serviços prioritários, etc. Por exemplo, eu, como utilizador de cadeira de rodas, apresentei queixas sobre o nosso estádio local relativamente à compra de bilhetes.
3) política - para fazer campanha por mudanças na lei
4) comercial - trabalhar com os fornecedores para alargar e publicitar as ofertas para as pessoas com deficiência
5) acessibilidade - temos de tornar as nossas actividades acessíveis a todos, independentemente das capacidades e da língua (acesso remoto a reuniões/eventos e tradução (documentos e reuniões)
6) assistência - navegar na burocracia, etc.

[English]
Hi friends
I am a new member, and saw this post with interest but also disappointment due to the inactivity.
I understand the problem with organisations that depend on volunteers who have full time jobs elsewhere - I have helped run many organisations like this in RU. I have a background in Trade Union and Political work but also running my own medical practice. I am also good at navigating the law.
We have now some 2400 members, 70 of whom joined in the last 12 nonths...
My view is that we need to have the following workstreams:
1) organisation - we need a map of where we are, and of members abilities / interests, and establishing local members meetings
2) accountability - we need to push city councils and other bodies to abide by the law in terms of access, priority services etc e.g. I have made complaints about our local stadium for the buying of tickets as a wheelchair user.
3) political - to campaign for changes in the law
4) commercial - to work with providers to expand and publicise offerings to disabled people
5) accessibility - we need to make our activities accessible to all regardless of ability and language (remote access to meetings / events and translation (documents and meetings)
6) assistance - navigating beurocracy etc.
Uma hemorragia cerebral permitiu-me reformar-me mais cedo, antes do Brexit, em Portugal. Continuo a poder conduzir e a utilizar a minha cadeira de rodas Omeo. Estou tentando português mas devegar - não é facil!!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho

Online andydoc1

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #18 em: 02/08/2024, 11:01 »
 
[Português]
...
A minha opinião é que precisamos de ter os seguintes fluxos de trabalho:
---
2) responsabilização - precisamos de pressionar as câmaras municipais e outros organismos para que cumpram a lei em termos de acesso, serviços prioritários, etc. Por exemplo, eu, como utilizador de cadeira de rodas, apresentei queixas sobre o nosso estádio local relativamente à compra de bilhetes.
3) política - para fazer campanha por mudanças na lei
...
Sobre issos por exemplo, se nos temos bom organizacão pode fazer manifestações coordenadas para obter uma melhor cobertura mediática e atrair mais membros
Uma hemorragia cerebral permitiu-me reformar-me mais cedo, antes do Brexit, em Portugal. Continuo a poder conduzir e a utilizar a minha cadeira de rodas Omeo. Estou tentando português mas devegar - não é facil!!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Sininho, rui sopas

Offline Sininho

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #19 em: 03/08/2024, 16:40 »
 
Caro andydoc1,


Agradecemos as tuas pertinente e válidas sugestões!
Gostaria de esclarecer que os 2700 membros deste Fórum, não são sócios da UDF, são apenas utilizadores que se registam para lançar dúvidas, partilhar e recolher informação. A nossa Associação é muito pequena e só comporta neste momento meia centena de sócios. O que obviamente em termos de orçamento disponível para acções de intervenção, tais como campanhas, manifestações, deslocações, situações de necessidade de intervenção legal, ficam condicionadas ao voluntariado dos sócios envolvidos, da entrada de donativos de empresas, das quotas e aos custos dos próprios processos.   
A verdade é que também temos ações junto de entidades que não tornadas públicas. Há muito trabalho que é feito, que por impedimentos de proteção de dados, falta de tempo disponível para a partilha de todo o processo, ou porque simplesmente os membros ou sócios envolvidos não pretendem divulgação.
Infelizmente os cidadão portadores de deficiência em Portugal continuam muito pouco ativos e interventivos na defesa dos seus direitos, uns porque não conseguem se deslocar por meios próprios por falta de autonomia e dependência de terceiros, outros porque não lhe é possível suportar despesa inerente à defesa dos seus direitos, outros não  porque se acomodam à sua situação, enfim não é fácil quando se aliam uma série de condicionantes pessoais, económicas, sociais, emocionais...
O que é certo é que tudo o que se tem vindo a conseguir para a melhoria das condições de vida dos deficientes em Portugal, tem sido um processo temporalmente longo, burocrático, reduzido e que por vezes a solução já chega tarde de mais...
Já tentamos por diversas vezes realizar encontros e o feed-back dos membros é muito reduzido, mas entendemos que é efetivamente uma forma de se conseguir uma maior responsabilização, união e empenho, para esta causa, pelo que estamos sempre abertos também a qualquer iniciativa neste âmbito, estamos contigo!
E neste último caso, deu um excelente exemplo e mote do que se pode fazer também nesse encontro, que compreende um género de base de dados em que os membros lançariam as suas informações, tais como: localização, capacidades de trabalho/serviço/interesses... Além de um consenso sobre alguns objectivos exequiveis, que tentaríamos num determinado espaço de tempo concretizar...


  :abraco:

Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: andydoc1

Online andydoc1

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #20 em: 05/08/2024, 10:26 »
 
Caro Sininho
Agradecemos a sua resposta
Então, talvez devemos começar com organização e com a posibilidade de encontros à distancia. Eu queria ajudar com issos mas meu português ainda esta tão mau...
Uma hemorragia cerebral permitiu-me reformar-me mais cedo, antes do Brexit, em Portugal. Continuo a poder conduzir e a utilizar a minha cadeira de rodas Omeo. Estou tentando português mas devegar - não é facil!!
 

Offline hugo rocha

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #21 em: 05/08/2024, 12:07 »
 
Caro Sininho
Agradecemos a sua resposta
Então, talvez devemos começar com organização e com a posibilidade de encontros à distancia. Eu queria ajudar com issos mas meu português ainda esta tão mau...


Pois .. o problema é que ninguém aparece, pelas razões que a Sininho invocou  :( :(
Não quer ter iniciativa de organizar tipo convivo onde poderíamos nos encontrar num local a escolha .. mesmo assim n sei, porque os últimos n tiveram sucesso  ;)
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: andydoc1

Offline rui sopas

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #22 em: 06/08/2024, 17:42 »
 
Sobre issos por exemplo, se nos temos bom organizacão pode fazer manifestações coordenadas para obter uma melhor cobertura mediática e atrair mais membros


Nós temos muita dificuldade em sair de casa ...  e nas tecnologias nem todos podem ou sabem  :( :( :( 
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, Ana-S, andydoc1

Online andydoc1

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #23 em: 09/08/2024, 10:56 »
 

Pois .. o problema é que ninguém aparece, pelas razões que a Sininho invocou  :( :(
Não quer ter iniciativa de organizar tipo convivo onde poderíamos nos encontrar num local a escolha .. mesmo assim n sei, porque os últimos n tiveram sucesso  ;)

É a mesma coisa em todos os sítios onde vivi, com todos os grupos diferentes: políticos, inquilinos, empregados, deficientes, etc. Mas temos de continuar a tentar...
Uma hemorragia cerebral permitiu-me reformar-me mais cedo, antes do Brexit, em Portugal. Continuo a poder conduzir e a utilizar a minha cadeira de rodas Omeo. Estou tentando português mas devegar - não é facil!!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online andydoc1

Re: Sugestões para plano de actividades
« Responder #24 em: 09/08/2024, 11:41 »
 

Nós temos muita dificuldade em sair de casa ...  e nas tecnologias nem todos podem ou sabem  :( :( :(

Tenho as mesmas problemas, mas tenho os apps Zoom, Facetime e Teams no meu telemovel... Se nos não começamos no viagem não chegaremos...
Uma hemorragia cerebral permitiu-me reformar-me mais cedo, antes do Brexit, em Portugal. Continuo a poder conduzir e a utilizar a minha cadeira de rodas Omeo. Estou tentando português mas devegar - não é facil!!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo