iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Últimas Mensagens

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Noticias / Re: REFORMA ANTECIPADA PARA OS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA
« Última mensagem por migel em 10/09/2024, 16:29 »
Boa tarde, alguém tem novidades em relação a este assunto?

Estará completamente parado?

Cumprimentos
Valter


Que conste para já está tudo igual. Esta seria uma boa altura para  o assunto mexer, por causa do OE para o próximo ano, mas quase de certeza vai ficar tudo igual. :(
2
Noticias / Re: REFORMA ANTECIPADA PARA OS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA
« Última mensagem por Valter em 10/09/2024, 16:23 »
Boa tarde, alguém tem novidades em relação a este assunto?

Estará completamente parado?

Cumprimentos
Valter
3
Alexandre Conde vai defender as cores do RBC Koln 99ers da Bundesliga alemã

Poste luso abraça segunda experiência internacional, depois de uma temporada em Barcelona

Atletas | Competições
10 SET 2024


Alexandre Conde junta-se a , na Bundesliga 1, principal escalão do BCR germânico, para representar um dos emblemas mais respeitados a nível interno, o RBC Koln 99ers. No aliciante desafio para o qual embarca, o poste ex-Unes FC Barcelona terá como treinador Haj Bhania, conceituado técnico, que desempenhou durante alguns anos a função de selecionador da Grã-Bretanha, uma das potências do BCR mundial.

O atleta leiriense explica os motivos da mudança de equipa, com um discurso onde é palpável a vontade de melhorar. “Infelizmente, tive que sair do Unes FC Barcelona, pois iam seguir na mesma divisão. Foi uma experiência incrível, mas, se quero continuar a evoluir, tenho que competir em ligas com um nível superior”, afirmou, realçando a competitividade da liga alemã. “Este ano, na Bundesliga, espero crescer muito como jogador e aprender com atletas que têm um nível superior ao meu. Certamente vai ser uma experiência incrível e, com um treinador tão experiente como o Haj Bhania, vou aprender muita coisa”.

A transição para um patamar competitivo tão elevado – sendo importante sublinhar que a Alemanha acaba de conquista a medalha de bronze no torneio masculino de BCR, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 -, traz como bónus a possibilidade de enfrentar algumas das suas referências. “Dirk Passiwan, Aliaksandr Halouski e Matthias Güntner são aqueles que mais estou ansioso por ver em ação”, enumerou.



Nota: Fotografia – cortesia Basketball Austria
4

Paraciclista olímpico Luís Costa acusa positivo em teste antidoping


Ciclista de 51 anos foi suspenso provisoriamente; retirada da medalha de bronze em Paris 2024 está em cima da mesa, porém «só acontece quando esgotados todos os recursos legais ao dispor do atleta», segundo o chefe da Missão de Portugal, Luís Figueiredo


O paraciclista português Luís Costa, que conquistou uma medalha de bronze em contrarrelógio no ciclismo de estrada nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, teve um controlo antidoping positivo durante a competição, informou esta terça-feira o Comité Paralímpico Português (CPP).


«O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) foi notificado pelo Comité Paralímpico Internacional, em data posterior à da competição do atleta Luís Costa, de que este apresentou um 'resultado analítico adverso' em teste de controlo antidoping realizado em Paris», lê-se no comunicado do organismo.

Luís Costa, de 51 anos, que foi no dia seguinte 4.º classificado na prova de estrada, fica «provisoriamente suspenso, estando a decorrer o prazo legal para o atleta exercer o direito de defesa». No mesmo comunicado, o CPP avança que «repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente».


O chefe da Missão de Portugal a Paris 2024, Luís Figueiredo, adiantou à agência LUSA que, apesar da suspensão, esta não implica para já a retirada das medalhas, porém, esta pode acontecer «depois de esgotados todos os recursos legais ao dispor do atleta».

Este foi o segundo caso de doping da missão lusa aos Jogos Paralímpicos Paris2024, que terminaram no domingo, depois de Simone Fragoso ter ficado afastada da estreia portuguesa nas provas de powerlifting, após três presenças como nadadora.



Fonte: Abola
5
Emprego / O INR está a recrutar.
« Última mensagem por migel em 09/09/2024, 16:45 »
O INR está a recrutar.
Atualizado: 07/09/2024


O Instituto Nacional para a Reabilitação está a recrutar
 
OE202409/0050 - Aviso DR n.º 19008/2024/2 - Procedimento concursal comum para o preenchimento de 1 posto de trabalho da carreira e categoria de Assistente Técnico do mapa de pessoal do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado já estabelecida, para exercício de funções no Gabinete de Investigação e Desenvolvimento (GID).

- Aviso n.º 19008/2024/2 | DR (diariodarepublica.pt)
6
Criança que perdeu os pais em explosão surpreendida: recebeu 100m€ e ainda conheceu Cristiano Ronaldo

Zach Dereniowski partilhou o momento nas redes sociais e agradeceu a ajuda de Nélson Semedo neste processo

• Foto: Instagram

Na sequência de uma visita recente a Portugal, Zach Dereniowski, influencer canadiano que é conhecido por 'MD Motivator' nas redes sociais, soube da história de Francisco, criança de 13 anos que perdeu a família numa explosão de gás, em Vila Nova de Milfontes, e encetou uma campanha de crowdfunding para ajudar o jovem. Passado praticamente um mês, Dereniowski deu conta, através de uma publicação no instagram, que já angariou cerca de 100 mil euros, sendo que a dita campanha ainda está online.

Francisco, que já está a par da notícia, teve direito ainda a outra surpresa. Durante um treino da Seleção, o jovem conheceu um dos seus ídolos, de seu nome Cristiano Ronaldo, além dos outros craques que estão às ordens de Roberto Martínez. Zach Dereniowski não esteve presente por motivos profissionais, mas ajudou a organizar a surpresa e ainda arranjou quem captasse o momento, tendo agora agradecido a ajuda do internacional português Nélson Semedo em todo este processo.


Adepto confesso do Benfica, o jovem Francisco já havia realizado o sonho de conhecer o complexo desportivo do clube da Luz no Seixal e também os craques da equipa principal, numa iniciativa levada a cabo pela Fundação Benfica. Foi ainda assistir ao duelo frente ao Estrela da Amadora, no Estádio da Luz, onde recebeu uma forte ovaçao das bancadas.



Fonte: https://www.record.pt/fora-de-campo/detalhe/crianca-que-perdeu-os-pais-em-explosao-surpreendida-recebeu-100m-e-ainda-conheceu-cristiano-ronaldo?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwY2xjawFL8sNleHRuA2FlbQIxMQABHUHid1gGEN9yygmfrQwmvR4Cus2_TubNUIotNZeCNwfutxaozDGTCmxJWA_aem_I33PxJBwJILP-OEdAbv1iA#Echobox=1725837320



 
7
Associação Portuguesa de Deficientes quer maior aposta no desporto adaptado
por Oriana Barcelos - Antena 1
   
A Associação Portuguesa de Deficientes espera que a exposição mediática dos Jogos Paralímpicos contribua para uma maior aposta no desporto adaptado, em Portugal.


Um dia depois do fim da competição que reuniu, em Paris, os melhores atletas do mundo com deficiência, a Associação considera que é necessário aumentar o número de atletas paralímpicos portugueses que participam nestes eventos.

A visão da Associação Portuguesa de Deficientes, depois dos Jogos Paralímpicos de Paris, onde Portugal conquistou 7 medalhas e 18 diplomas paralímpicos; o melhor resultado desde a constituição do Comité em setembro de 2008.

A missão portuguesa regressa mais logo ao território português...

A chegada dos atletas ao aeroporto de Lisboa, está prevista para pouco depois das 4 da tarde.


O presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC) afirmou hoje que os Jogos Paris2024 "bateram recordes" e pediu aos atletas que "sejam modelos para um mundo mais inclusivo", passando depois o testemunho a Los Angeles.

"Estes Jogos bateram recordes, em número de países, na participação feminina, e na cobertura mediática", afirmou Andrew Parsons, no seu discurso na cerimónia de encerramento.

No Stade de France, Parsons afirmou que nos Jogos Paris2024, "livres de barreiras, os atletas paralímpicos deram o melhor de si" mostrando através do desporto "o que a humanidade pode alcançar quando tem a oportunidade de ter sucesso.".

"Peço a todos que se inspirem no seu compromisso com a mudança, os aplausos devem ser seguidos de aceitação e ação. Uma mudança de atitude deve levar a uma mudança de opinião. Palavras de elogio devem ser substituídas por palavras de convicção. Os obstáculos devem tornar-se oportunidades", disse o presidente do IPC.

Num discurso repleto de agradecimentos à França, ao presidente Emmanuel Macron, e ao comité organizador, Parsons, voltou a frisar a necessidade de quebrar as barreiras que existem na sociedade.

"Devemos permitir que as pessoas com deficiência se destaquem fora do campo de jogo, na educação, no emprego, no entretenimento, no governo e na sociedade civil, em todo o lado", afirmou.

Antes, Tony Estanguet, presidente do comité organizador dos Jogos Paris2024, agradeceu aos "revolucionários paralímpicos", num discurso cheio de referências a feitos olímpicos e paralímpicos dos atletas franceses, e destacou a marca que as duas competições deixarão na cidade.

"Os Jogos que vivemos juntos foram uma historia de encontros, que deixam marca permanente, esta noite ninguém quer que estes Jogos terminem" disse Estanguet antes de pedir ao estádio a "mais louca ovação de sempre".

Após os discursos, e cumpridas as formalidades, Andrew Parsons entregou às 21:40 locais (20:40 em Lisboa), a Karen Bass, a 'mayor' de Los Angeles, a bandeira paralímpica, que será hasteada daqui a quatro anos na cidade californiana.


Fonte: APD
8
Tipos de Doenças / Re: Parkinson
« Última mensagem por Raposa em 09/09/2024, 15:46 »
Parkinson: perturbações na saúde intestinal aumentam risco de contrair a doença

Saúde & Bem-Estar
9 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

A investigação leva a cabo no Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, foi agora publicada na revista JAMA Network Open.

A saúde do intestino pode estar relacionada com o aumento do risco de de sofrer de Parkison. Quem o aforma é o estudo realizado pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, e agora publicado na revista JAMA Network Open.

O estudo revela que «pessoas que sofreram anos no revestimento superior do trato gastrointestinal têm mais 76% de hipóteses de desenvolver a doença», avança a revista.

A investigação juntou 9.350 doentes (idade média de 52 anos) que foram submetidos a uma endoscopia, que analisa o esófago, o estômago e a primeira parte do intestino delgado.

«Em causa estavam alterações no tecido mole que reveste os canais e órgãos do corpo no sistema digestivo», revela a publicação.

«Agora sabemos que sintomas intestinais como estes anunciam um futuro diagnóstico de doença de Parkinson», revelou à Fox News Trisha Pasricha, gastroenterologista do Beth Israel Deaconess Medical Center.

«Dada a proeminência de problemas gastrointestinais precoces no Parkinson, há uma teoria que sugere que a patologia que causa o Parkinson pode surgir no trato gastrointestinal e chegar até ao cérebro».




Fonte: https://foreveryoung.sapo.pt/parkinson-perturbacoes-na-saude-intestinal-aumentam-risco-de-contrair-a-doenca/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
9
Portugal sai de Paris com sete pódios e o melhor desempenho desde 2008

08 setembro, 2024 às 18:57


Sandro Baessa garantiu a medalha de prata nos 1500 metros T20
Foto: Paralímpicos / Facebook
Portugal sai dos Jogos Paralímpicos Paris2004 com sete medalhas e outros 18 diplomas, resultado que iguala o de Pequim2008, conseguidas pela segunda comitiva mais pequena de sempre, na qual pela primeira vez foi detetado um caso de doping.


Apesar de os resultados igualarem os conseguidos há 16 anos, é preciso recuar até Atenas2004 para encontrar uma edição com duas medalhas de ouro, tal como aconteceu em Paris2024, com Miguel Monteiro e Cristina Gonçalves a sagrarem-se campeões paralímpicos do lançamento do peso F40 e de boccia da classe BC2, respetivamente.

Com uma comitiva de 27 atletas, a mais pequena desde os Jogos Seul1988, Portugal juntou aos dois ouros, uma prata - conseguida por Sandro Baessa nos 1.500 metros T20 (deficiência visual) - e quatro bronzes.


Diogo Cancela voltou a levar a natação portuguesa a um pódio paralímpico, 16 anos depois de Pequim, conseguindo o bronze nos 200 metros estilos SM8, juntando-se a Djibrilo Iafa, que deu o primeira medalha ao judo paralímpico com o bronze no torneio de -73 kg para cegos totais, a Carolina Duarte, terceira nos 400 metros T13 (deficiência visual), e ao ciclista Luís Costa no contrarrelógio H5 também conseguiram o mesmo metal.

As sete medalhas, três das quais conquistadas no mesmo dia, quase ofuscaram o caso de doping que afastou a antiga nadadora paralímpica Simone Fragoso do torneio de powerlifting, modalidade na qual Portugal deveria estrear-se em Paris2024.


No atletismo, aos três lugares de pódio juntam-se as presenças em finais de Ana Filipe, sétima no salto em comprimento T20, e de Mamudo Baldé, que terminou em quinto lugar com novo recorde nacional a prova dos 100 metros T54, para atletas em cadeira de rodas.

No boccia, Paris2024 marcou o regresso de Portugal aos pódios paralímpicos, depois de a modalidade ter ficado "em branco" em Tóquio2020, algo inédito desde de que se estreou em competições, em Nova Iorque1984.



Continue a lêr aqui:   https://www.jn.pt/3851421537/portugal-sai-de-paris-com-sete-podios-e-o-melhor-desempenho-desde-2008/

10
Notícias de saúde / Re: Varíola dos macacos em Portugal
« Última mensagem por Nandito em 09/09/2024, 15:41 »
Mpox: Portugal identificou três surtos desde 2022 com 1.206 casos confirmados

Por Executive Digest com Lusa 15:18, 9 Set 2024



Portugal identificou três surtos de mpox desde 2022, o último ativo desde 01 de junho, com nove casos confirmados até 31 de agosto de 2024, revelam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No primeiro surto, que ocorreu entre 03 de maio de 2022 e 27 de março de 2023, foram confirmados 956 casos, incluindo dois óbitos em doentes imunocomprometidos, e no segundo, que decorreu entre 01 de junho de 2023 e 31 de março de 2024, foram notificados 241 casos.

No total, foram notificado 1.206 casos no Sistema de Informação Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE)

Relativamente ao terceiro surto, a DGS refere que a idade dos nove casos notificados varia entre os 26 e os 50 anos, sendo a mediana 39 anos.

Dos casos confirmados com informação disponível, seis foram notificados na região Norte, um em Lisboa e Vale do Tejo e um no Algarve.

Segundo a autoridade de saúde, oito dos casos são homens que tiveram sexo com homens, dois estavam vacinados e três são pessoas que vivem com VIH.

“Considerando os 21 dias anteriores ao início dos sintomas, um (12%) caso refere frequência de saunas, 3 (38%) tiveram contactos sexuais com múltiplos parceiros e um (12%) participou em atividades de sexo em grupo e/ou anónimo; um (12%) caso refere viagem ao estrangeiro”, refere a DGS numa informação publicada no seu ‘site’.

A Direção-Geral da Saúde sublinha que, até a data, não foram identificados casos causados pela nova estirpe clade I ou subclade Ib, que foi detetada na República Democrática do Congo em setembro de 2023 e depois notificada em vários países vizinhos e na Suécia.

Desde o início da disponibilidade de vacinas, em 16 de junho de 2022, até ao passado dia 03 de setembro, foram vacinadas 9.943 pessoas em Portugal. Das 17.460 inoculações, 16.143 (92,5%) ocorreram em contexto de pré-exposição.

Portugal foi o segundo país a reportar casos de um surto que veio a ser mundial e que motivou, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a declaração de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC, sigla em inglês) entre 23 de julho de 2022 e 11 de maio de 2023.

A 14 de agosto de 2024, o surto de mpox na República Democrática do Congo, com número crescente de casos e óbitos e o surgimento da nova ‘subclade’ (Ib) e a sua rápida disseminação na RDC e em países vizinhos, motivou nova declaração de PHEIC pela OMS, para garantir uma resposta internacional coordenada na redução das cadeiras de transmissão e enfoque na vacinação.

No âmbito da atual declaração da OMS de PHEIC, a DGS alerta para a importância da deteção precoce de casos, do diagnóstico laboratorial, inquérito epidemiológico, gestão de caso, rastreio de contactos, vacinação e articulação com parceiros da sociedade civil e internacionais, visando a redução de cadeias de transmissão e promovendo as formas mais expeditas de prevenção e controlo da infeção.

A nova variante pode ser facilmente transmitida por contacto próximo entre dois indivíduos, sem necessidade de contacto sexual, e é considerada mais perigosa do que a variante de 2022.

O mpox transmite-se sobretudo pelo contacto próximo com pessoas infetadas, incluindo por via sexual.

Ao contrário de surtos anteriores, em que as lesões eram visíveis sobretudo no peito, mãos e pés, a nova estirpe causa sintomas moderados e lesões nos genitais, tornando-o mais difícil de identificar, o que significa que as pessoas podem infetar terceiros sem saber que estão infetadas.







Fonte: executivedigest.sapo.pt                      Link: https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mpox-portugal-identificou-tres-surtos-desde-2022-com-1-206-casos-confirmados/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Páginas: [1] 2 3 ... 10


Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo