Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: seg. social ajuda ou nao????  (Lida 4429 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cesar araujo

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 28
  • Tem deficiência: Sim
seg. social ajuda ou nao????
« em: 28/03/2012, 11:07 »
 

olá bom dia gente boa....  :good:

eu vou tentar pedir uma cadeira de rodas electrica à seg. social, mas estive a falar com umas pessoas sobre uma senhora k tambem anda de cadeira de rodas, so k ela tem uma manual.... ela esta a fazer uma recolha de tampas de plastico para angariar fundos para uma cadeira electrica...


mas aki pela beira nao é a unica com essa iniciativa, afinal a seg. social ajuda ou nao na aquisiçao de cadeiras de rodas electricas???  financia 100%???

fiquei com esta duvida....


obrigado a todos

cumprimentos

cesar araujo

 

Online Sininho

Re: seg. social ajuda ou nao????
« Responder #1 em: 09/04/2012, 09:54 »
 
Bom dia cesar,

Os produtos de apoio são prescritos, atribuídos e financiados no âmbito da reabilitação médico funcional, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou de outros subsistemas de Saúde.

Por exemplo, se uma pessoa estiver internada num hospital e necessitar de produtos de apoio, deverá ser o próprio hospital a fornecer o material e equipamento necessários à sua reabilitação e integração. Nessa altura, o médico juntamente com a equipa técnica prescreve o produto adequado e deverá ser realizado o ensino para que a pessoa se adapte e aprenda a utilizá-lo da melhor forma.

A partir da década de 90, foi criado um sistema complementar, o Sistema Supletivo de Financiamento de Ajudas Técnicas, cuja filosofia principal assenta na dotação financeira de entidades prestadoras de serviços de saúde, reabilitação, formação profissional e emprego, e de solidariedade social. Este Sistema abrange as áreas da saúde, da acção social, da formação profissional e do emprego.

Para tal, todos os anos, é publicado em "Diário da República", um Despacho Conjunto dos Ministério da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, que define os montantes a atribuir anualmente pelas diversas entidades. Posteriormente é publicado, um Despacho Regulamentar, assinado pelo Director do Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., onde são identificadas as diversas entidades, organismos e instituições que fazem parte do Sistema e os montantes atribuídos a cada um (Despacho nº2027/2010, de 29 de Janeiro).

Integram este Sistema as seguintes entidades e serviços:

    *Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I. P.;
    *Hospitais e Centros Especializados;
    *Centros de Reabilitação Profissional e Centros de Emprego


Há entidades só prescritoras (Centros Especializados e Centros de Reabilitação Profissional), outras prescritoras e financiadoras (Hospitais) e, outras apenas financiadoras (Centros Distritais do Instituto da Segurança Social, I. P. e os Centros de Emprego).

Os produtos de apoio para a educação são atribuídas pelo Ministério da Educação (que não intervém neste Sistema Supletivo), através dos Apoios Educativos e Centros de Recursos das Escolas.

Nas Universidades, a atribuição de produtos de apoio depende da forma como cada uma está organizada. Há Universidades que já têm, por exemplo, centros de apoio aos estudantes com deficiência ou incapacidade.

Ainda, para além do Sistema Supletivo, há outras entidades que podem, a título excepcional ou pontual, atribuir e financiar os Produtos de Apoio, nomeadamente as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, a Cruz Vermelha e certas Associações que não constam do Despacho Regulamentar.

Que procedimentos são necessários para que os produtos de apoio sejam financiados?

Instituições hospitalares - Preenchimento correcto, pelo médico, da ficha de prescrição (Anexo V do Despacho nº 2027/2010, de 29 de Janeiro)

ISS, I.P. - os Centros Distritais devem no processo de instrução de candidatura, obedecer às seguintes condições:
a) Preenchimento correcto da ficha de prescrição obrigatoriamente incluindo: fotocópia legível do bilhete de identidade e três (3) orçamentos distintos para aquisição da ajuda técnica, actualizados e datados referentes ao ano do pedido;

b) A análise do processo será sujeita à verificação da necessidade e/ou impacto que a ajuda técnica / produto de apoio terá para o requerente / candidato, no contexto da sua vida quotidiana

c) Anexo VI do Despacho nº 2027/2010, de 29 de Janeiro.


IEFP, I.P. - o financiamento dos produtos de apoio indispensáveis ao acesso e frequência da formação profissional e/ou para o acesso, manutenção ou progressão no emprego efectua-se através dos centros de emprego do IEFP, I.P., do Centro de Reabilitação Profissional de Alcoitão e de um conjunto de entidades privadas através dos seus centros de reabilitação profissional credenciados


As fichas de prescrição dos produtos de apoio (Anexo VII do Despacho nº2027/2010, de 29 de Janeiro) são de carácter obrigatório e serão distribuídas às entidades intervenientes no sistema, após prévia solicitação

Cada organismo tem regras para constituir os seus processos de atribuição e financiamento de produtos de apoio.

Mais dúvidas disponha :)
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline cesar araujo

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 28
  • Tem deficiência: Sim
Re: seg. social ajuda ou nao????
« Responder #2 em: 10/04/2012, 14:32 »
 
obrigada sininho pelas dicas

mas se tiver algum dinheiro de  poupança no banco eles também ajudam?


até quanto posso ter?


obrigadao...
 

Online Sininho

Re: seg. social ajuda ou nao????
« Responder #3 em: 10/04/2012, 14:59 »
 

Caro amigo,

Neste processo não tem de dar informações sobre a sua situação bancária. O documento que lhe deverão solicitar é a declaração de rendimentos (IRS) que poderá ser solicitada de vários anos e a sua situação perante as finanças e segurança socila que ateste que não é devedor do Estado.

Cumps
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo