Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Cancro do estômago  (Lida 1030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Cancro do estômago
« em: 26/10/2010, 21:16 »
 
Cancro do estômago  



Veja tudo o que deve fazer (ou não) para evitar esta doença

O cancro do estômago ou gástrico é, na esfera dos tumores do tubo digestivo, o segundo mais frequente. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), só em 2005 morreram cerca de 2.500 portugueses, vítimas deste tumor. No entanto, os especialistas asseguram que é possível preveni-lo.

Nas últimas décadas, tem-se assistido a uma diminuição na incidência do cancro gástrico. Situação que pode ser consequência de termos cada vez mais acesso a informação sobre o que devemos e não devemos comer, bem como da redução do consumo de tabaco e da consciencialização de que é necessário estar em forma.

Todos estes factores, somados à erradicação da bactéria Helicobacter pylori, considerada uma das principais causas deste tumor, diminuíram a sua incidência. Assim sendo, parece quase óbvio que a prevenção (e a informação!) sejam as formas mais acertadas para tentar diminuir a mortalidade por este tipo de cancro.

Factores de risco

As investigações mais recentes descreveram vários factores de risco que podem levar ao desenvolvimento de um cancro gástrico, apesar de se desconhecer ainda a forma como estes factores fazem com que as células que revestem as paredes do estômago se tornem malignas.




Fonte:Sapo - saúde


 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Nandito

Online Nandito

Re: Cancro do estômago
« Responder #1 em: 11/05/2021, 17:02 »
 
Descoberto mecanismo da resistência de doentes com cancro gástrico a medicamento
11 mai 2021, 13:07 Agência Lusa

O estudo focou-se na resistência ao trastuzumab, um "dos poucos agentes de terapia personalizada" aprovado para o tratamento de doentes com cancro do estômago avançado.



Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto identificaram um mecanismo molecular que explica a resistência de alguns doentes com cancro gástrico ao medicamento usado na terapia, foi esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, o instituto da Universidade do Porto explica esta terça-feira que o estudo, publicado na revista científica Oncogene, representa “um importante passo no tratamento personalizado” dos doentes com cancro gástrico.

O estudo focou-se na resistência ao trastuzumab, um “dos poucos agentes de terapia personalizada” aprovado para o tratamento de doentes com cancro do estômago em estádio avançado e com metástases (estádio IV) e positivo para o recetor oncogénico HER2 (que representa cerca de 10 a 15% dos casos de cancro gástrico).

Citado no documento, o primeiro autor do artigo, Henrique Duarte, esclarece que o medicamento se liga ao recetor HER2 e consegue “bloqueá-lo, acabando por provocar a morte das células tumorais“. No entanto, “a maioria dos pacientes desenvolve, de imediato ou num curto período de tempo, resistência molecular ao trastuzumab, o que compromete a sua eficácia terapêutica e aplicabilidade clínica“, acrescenta o investigador do i3S.

No estudo, os investigadores começaram por caracterizar a estrutura dos glicanos ligadas ao recetor HER2 em células tumorais do estômago, tendo confirmado a presença de algumas destas estruturas em amostras clínicas dos pacientes.

“Verificamos que a modificação do recetor HER2 com determinados tipos de glicanos ocorre no domínio de ligação do HER2 ao anticorpo terapêutico trastuzumab. Depois, utilizando modelos de carcinoma gástrico positivo para o recetor HER2, desvendamos o mecanismo molecular através do qual estas cadeias de açúcares conferem resistência ao trastuzumab”, esclarece Henrique Duarte.

Também citado no comunicado, o investigador líder do grupo Glycobiology in Cancer do i3S, Celso Reis, afirma que a descoberta “permitiu identificar um mecanismo, até agora desconhecido, de resistência molecular à terapia com trastuzumab“.

A investigação “contribuirá para o estabelecimento de novos biomarcadores preditivos de resposta à terapia anti-HER2 e para uma melhor estratificação dos pacientes elegíveis para este esquema terapêutico”, acrescenta Celso Reis.

O estudo, liderado por Celso Reis e Joana Gomes, contou também com a colaboração de equipas do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e da Universidade de Leiden, na Holanda.

Fonte: observador.pt   Link: https://observador.pt/2021/05/11/descoberto-mecanismo-da-resistencia-de-doentes-com-cancro-gastrico-a-medicamento/
"A justiça é o freio da humanidade."
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo