ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Tudo relacionado com o Coronavírus  (Lida 277546 vezes)

0 Membros e 6 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline SLB2010

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #315 em: 26/01/2021, 18:57 »
 


Novo decreto prevê fecho de escolas. Renovação do Estado de Emergência será «nos termos que estão em vigor», diz Marcelo
Por Simone Silva   15:13, 26 Jan 2021

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta terça-feira que se espera que haja uma renovação do estado de emergência «nos termos que estão em vigor», prevendo-se por isso o fecho de escolas que vigora atualmente. Em declarações aos jornalistas depois de uma visita ao hospital das Forças Armadas, em Lisboa, o responsável falou sobre esta matéria.

«Parece-me que tem toda a lógica, perante as medidas tomadas na passada sexta-feira, que esta renovação do estado de emergência, seja no fundo o prolongamento da anterior, integrando as medidas que foram tomadas», afirma.

Desta forma, «no geral o que se espera é que haja renovação, mas depende da autorização final da Assembleia da República, nos termos que estão em vigor, quer no decreto presidencial, quer no conjunto geral de medidas, incluindo as acabadas de tomar pelo Governo. É o que logicamente deverá acontecer», adiantou.

Quando questionado sobre uma eventual ajuda internacional a Portugal, o Chefe de Estado indica que «não há neste instante razão que determine uma ideia de alarme social, quanto à necessidade de recurso imediato a ajuda internacional, independentemente de sabermos que há como aconteceu no passado essa colaboração».


Fonte: Expresso
 

Offline SLB2010

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #316 em: 27/01/2021, 11:09 »
 
Covid-19: Lacerda Sales assegura que não houve "nenhuma falta de oxigénio" no hospital Amadora-Sintra
MadreMedia / Lusa
27 jan 2021 10:40

António Lacerda Sales Covid-19
Covid-19: Rede de oxigénio do Amadora-Sintra estabilizada, 53 doentes transferidos


O secretário de Estado Adjunto da Saúde afirmou hoje que os problemas que afetaram ontem o hospital Amadora-Sintra não se deveram a "nenhuma falta de oxigénio" e que a transferência de doentes
“É preciso interpretar bem o que se passou, que não foi nenhuma falta de oxigénio", salientou António Lacerda Sales à saída da Unidade de Retaguarda de Coimbra, inaugurada ontem para receber doentes covid-19.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde referiu-se ao caso que ontem se deu no Hospital Amadora-Sintra, cujos problemas na rede de oxigénio medicinal obrigaram a transferir 53 doentes para outras unidades.


"Entre os mais de 350 doentes internados, mais de 150 estavam em ventilação não invasiva. Por conseguinte, esta exige altos fluxos da ordem dos 40 a 60 litros por minuto. Obviamente que tendo muito doentes com esta pressão de oxigénio, isso vai levar a um aumento do constrangimento na própria estrutura. Para evitarmos que a estrutura pudesse não vir a suportar essa pressão nas tubagens, o que se fez foi preventivamente transferir doentes para outros hospitais", justificou o governante.

Lacerda Sales adiantou ainda que os doentes foram transferidos para várias unidades de saúde do setor público e privado da Área Metropolitana de Lisboa e que hoje mais doentes serão transferidos para o Hospital da Luz.

Questionado se o Governo comprometia a que casos como este não voltassem a acontecer, Lacerda Sales disse apenas que "o Governo está em condições de garantir que fará sempre todos os esforços para que estas situações não se voltem a repetir.”

“Temos sempre a humildade de reconhecer que temos dificuldades, nunca as escondemos", referiu ainda, dizendo que "até agora demonstrámos que tem sido ultrapassadas”.

Continue a ler: sapo24
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #317 em: 27/01/2021, 12:49 »
 
É esta a ordem de vacinação dos membros do Governo de Costa
Paulo Moutinho
10:34

Governo já tem a ordem de vacinação dos seus membros, sendo que solicitou tanto ao Presidente da República como da Assembleia da República as respetivas listas para vacinação prioritária.


Portugal já administrou algumas centenas de milhares de cidadãos contra a Covid-19. O plano de vacinação começou com os profissionais de saúde, ao mesmo tempo que os residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, mas com a chegada de mais doses da Pfizer, da Moderna, e a perspetiva de “ok” à AstraZeneca, a ideia é acelerar o processo. Há uma revisão do plano que vai incluir, agora, os titulares de órgãos de soberania, tendo em o Governo já decidido as prioridades dentro do Executivo.

Um a um, já lá vão sete ministros de Costa com Covid-19

 Ler Mais

Num despacho publicado em Diário da República, o Governo veio definir a ordem de vacinação dos seus vários membros, entre ministros e secretários de Estado. E o primeiro a receber a vacina no Executivo é o chefe deste, António Costa, que, recorde-se, passou os últimos dias de 2020 (Natal incluído) em isolamento profilático em São Bento após um contacto com Emmanuel Macron, que testou positivo à Covid-19.

Depois de Costa, serão vacinados os ministros de Estado, ou seja, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, mas também Pedro Siza Vieira, da Economia, e João Leão, que tem a pasta das Finanças. Contudo, estes dois últimos deverão ficar para mais tarde tendo em conta que ambos testaram positivo para o novo coronavírus, assim como todos os ministros e secretários de Estado que estiveram ou estão infetados.

Esta é a ordem de vacinação dos membros do Governo
O Primeiro-Ministro;
Os Ministros de Estado;
O Ministro da Defesa Nacional;
O Ministro da Administração Interna;
A Ministra da Justiça;
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social;
A Ministra da Saúde;
O Ministro do Ambiente e Ação Climática;
O Ministro das Infraestruturas e da Habitação;
Os Secretários de Estado do Ministério da Saúde;
Os cinco Secretários de Estado que exercem a função de coordenação regional no combate à pandemia;
A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus;
Os demais ministros;
Os secretários de Estado dos Ministros dos ministros de Estado, da Defesa, Administração Interna, Justiça, Trabalho, Saúde, Ambiente e Infraestruturas;
Um Secretário de Estado dos demais ministros;
Os demais Secretários de Estado.
Ao mesmo tempo que o Governo definiu a ordem pela qual o Executivo será vacinado, solicitou a vários outros titulares de órgãos de soberania que definam a prioridade de vacinação nos respetivos órgãos.

Assim, foi solicitado ao “Presidente da República a identificação nominal dos elementos dos serviços da Presidência da República que devem ser considerados como prioritários nesta fase do Plano de Vacinação, bem como os membros do Conselho de Estado e os representantes da República para as Regiões Autónomas”.

Também foi pedido ao “Presidente da Assembleia da República a prioridade de vacinação dos deputados à Assembleia da República, bem como dos funcionários da AR que sejam essenciais ao seu funcionamento”. Recorde-se que alguns deputados já vieram dizer que não pretendem ser vacinados nesta fase.

O despacho refere que foram solicitadas ainda listagens a:

Presidentes dos Conselhos Superiores da Magistratura e dos Tribunais Administrativos e Fiscais;
Presidentes do Tribunal Constitucional e do Tribunal de Contas;
Procuradora-Geral da República a priorização de vacinação dos magistrados do Ministério Público;
Aos presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira a ordem de prioridade na vacinação dos órgãos próprios das regiões Autónomas;
Provedora de Justiça a identificação da priorização dos funcionários da Provedoria de Justiça.
Cada órgão apresentará a sua listagem, sendo que o momento em que cada um destes será vacinado ficará nas mãos dos responsáveis pelo Plano Nacional de Vacinação.

Será, assim, a task force liderada por Francisco Ramos a definir, “tendo em conta a disponibilidade semanal de vacinas, a vacinação dos demais grupos integrados nesta fase, e tendo em conta a priorização definida nos termos dos números anteriores, determina o dia, a hora e o local de vacinação de cada uma destas pessoas”.


Fonte: ECO
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #318 em: 27/01/2021, 14:44 »
 
COVID-19 em Portugal: Mais 293 óbitos (novo máximo) e 15.073 infetados em 24 horas
Daniela Costa

Maria Lima dos Santos

27 jan 2021 14:15
Atualidade
Saúde Doenças Pandemia Coronavírus COVID-19
COVID-19: Mais três mortos e 390 infetados em 24 horas. Norte ultrapassa Região de Lisboa em novos casos

Portugal voltou hoje a atingir um novo máximo de óbitos desde o início da pandemia. Os números foram divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde (DGS).
COVID-19 em Portugal: Mais 293 óbitos (novo máximo) e 15.073 infetados em 24 horas
Desde o início da pandemia, Portugal registou 11.305 mortes associadas à COVID-19 e 668.951 casos de infeção. Em relação a terça-feira, contabilizam-se mais 293 óbitos - um novo máximo de mortes diárias - e 15.073 infetados.

Hoje registaram-se também mais 9.268 doentes recuperados. Ao todo há já 484.753 casos de recuperação relacionados com a doença em território nacional.

A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 7.605 novos infetados, é a área do país com mais novas notificações, com 50% do total de diagnósticos nas últimas 24 horas.

Notificações
Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.
Subscrever
O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de ontem, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes acumuladas relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 com 4.258 óbitos (+59 do que ontem), seguida de Lisboa e Vale do Tejo (4.267 +136), Centro (1.942 +66) e Alentejo (597 +26). Pelo menos 183 (+5) mortes foram registadas no Algarve. Há 24 (+1) mortes contabilizadas nos Açores. Na Madeira registam-se 34 óbitos (=) associados à doença.

De acordo com o boletim da DGS sobre a situação epidemiológica, existem 172.893 casos ativos da infeção em Portugal – mais 5.512 que ontem - e 220.256 pessoas em vigilância pelas autoridades – mais 4.486.

Em todo o território nacional, há 6.603 doentes internados - um novo recorde de casos -, mais 131 que ontem, e 783 em unidades de cuidados intensivos (UCI), mais 18 do que na terça-feira, e um novo máximo.




Fonte: Sapo
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline AREZ II (IRMÃO)

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #319 em: 27/01/2021, 20:37 »
 
Esta história de decidir agora vacinar políticos só mostra uma coisa: a galinácea nem um plano de vacinação foi capaz de preparar. Não admira que esteja em pânico. A sorte raramente protege os mal preparados...
Entretanto isto pode até não ser uma coisa má: pelo menos, assim alguém será vacinado!
Agora a sério: o PS diz que criticar a decisão de vacinar tudo o que é políticos é demagogia.
Agora é que é a sério: o presidente da câmara de Reguengos, que quando morreram idosos às pargas disse que não era responsável pelos lares, invocou o facto de ser responsável pelos lares para ser vacinado antes da sua vez.
Agora é que é mesmo a sério: perante o enxovalho de dizerem que a culpa é do povo, depois de atingirmos o número 1 em mortos e infectados, depois de o SNS colapsar sem dó, depois de 3 semanas a deixar chover no molhado, não há sequer uma reacçãozinha. Nada. Nadinha.



Mas depois, a ministra „temido“
diz a uma Jornalista, que insinua nunca ter existido um plano de vacinação, que isso é uma acusação „assassina“...
Nós sabemos que nunca existiu um plano, e se esse plano existiu, foi escondido, ou foi alterado...
E é exactamente esse o problema desta gente, e aquilo de que foram acusados na Europa:
„Falta de clareza...!“
Gente honesta não trabalha assim!
„À mulher de César, não basta ser honesta, têm de parece-lo!“
« Última modificação: 27/01/2021, 20:39 por AREZ II (IRMÃO) »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, 100nick, casconha, Pantufas, rui sopas

Offline rui sopas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #320 em: 28/01/2021, 11:25 »
 
Costa diz que Merkel ofereceu ventiladores, mas que Portugal “neste momento” não precisa
Bianca Marques   28 Janeiro 2021, 10:56


Outra hipótese para enviar doentes, além de Espanha, seria a Alemanha, no entanto o país liderado pela chanceler Angela Merkel apenas consegue disponibilizar ventiladores, algo que António Costa acredita que Portugal não precisa.

O primeiro-ministro, António Costa assegurou que o Governo irá recorrer aos meios disponíveis para “assegurar tratamentos” de doentes covid e não covid.

As declarações de António Costa sucedem as da ministra da Saúde, Marta Temido que afirmou na segunda-feira que o Governo estava “a acionar todos os mecanismos” à sua disposição a nível internacional. Segundo apurou o Jornal Económico, Espanha é um dos países que está a ser equacionado para enviar doentes portugueses.

“Sem qualquer tipo de preconceito contra público ou social, nacional ou estrangeiro, nós não deixaremos de recorrer a qualquer meio que esteja disponível para assegurar o tratamento de quem quer que seja nas circunstâncias em que elas existirem, agora é preciso saber se elas existem”, disse o primeiro-ministro em entrevista à TVI24.

António Costa defende que: “A ideia que há um estrangeiro que é por onde é possível enviar doentes, convém ter alguma cautela”. “Os exemplos, que nós vamos vendo por esse mundo fora, é por exemplo o que nós temos com a relação com a Espanha. Temos um acordo transfronteiriço com a Espanha”. “Sobre as partes em Badajoz e nas zonas transfronteiriças com a Espanha temos essa relação”, completou.

“Agora, é diferente um país que tem a posição geográfica de Portugal que de um lado tem o atlântico e do outro lado tem a Espanha de um país que está no centro da europa e tem vários países com quem faz fronteira. Portanto, onde essa posição transfronteiriça é muito mais habitual e muito mais fácil”, sublinhou o governante.

Outra hipótese, além de Espanha seria a Alemanha, no entanto o país liderado pela chanceler Angela Merkel apenas consegue disponibilizar ventiladores, algo que António Costa acredita que Portugal não precisa.

Sobre a ajuda externa, o primeiro-ministro explicou que: “Primeiro era preciso saber em que estrangeiro era possível isso acontecer”. “Merkel, no princípio da semana manifestou-me a disponibilidade da Alemanha para apoiar”, referiu.

“Tudo aquilo que temos pedido, infelizmente, não há condições. Designadamente, disponibilizar médicos, disponibilizar enfermeiros”, disse António Costa sublinhando que “aquilo que a Alemanha tinha, até agora, eram condições de disponibilizar aquilo que nós neste momento não necessitamos, mais ventiladores”.

“Pusemos essa hipótese, por exemplo, se podiam acolher não digo doentes Covid, mas doentes de outras patologias cujo tratamento tem sido adiado e se é possível”, frisou António Costa sobre outra das possibilidades que a Alemanha não tem capacidade de acolher.

JE
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha, Pantufas

Offline 100nick

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #321 em: 28/01/2021, 11:29 »
 
PSP acaba com festa ilegal que juntou cerca de 50 jovens em Loures

Cerca de 50 jovens estavam na festa ilegal.


João Porfírio
 
A PSP pôs fim a uma festa ilegal, com cerca de 50 pessoas, na madrugada de domingo, que decorria no interior de um barracão, em Loures.

Em comunicado, a força de segurança informa que os polícias verificaram, por volta das 3h00, que cerca de 50 jovens participavam numa festa no interior de um barracão.

Segundo a mesma nota, os agentes interromperam a festa e todos os infratores foram identificados e multados.

Depois de serem autuados, os infratores foram encaminhados para as suas residências, para cumprirem o dever geral de recolhimento domiciliário.

A intervenção policial ocorreu sem qualquer incidente.


Fonte: SOL
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha, Pantufas

Offline Pantufas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #322 em: 28/01/2021, 11:42 »
 
Pfizer-BioNTech diz que vacina é eficaz face às mutações do vírus

A vacina da Pfizer-BioNTech mantém grande parte da eficácia contra as principais mutações do vírus covid-19 verificadas no Reino Unido e na África do Sul, anunciaram hoje as duas empresas através de um comunicado.
Pfizer-BioNTech diz que vacina é eficaz face às mutações do vírus


© Getty Images


28/01/21 09:09 ‧ Há 2 Horas por Lusa


Os testes 'in vitro' "não demonstraram a necessidade de uma nova vacina para fazer face às variantes emergentes", referem as duas companhias.

O documento da Pfizer.BioNTech acrescenta que as empresas "vão continuar a monitorar as variantes emergentes estando prontas a reagir" se uma das mutações se mostrar resistente à vacina.

Na terça-feira, a diretora da Agência Europeia do Medicamento (EMA) já tinha dito que as vacinas da Pfizer-BioNtech e da Moderna contra a covid-19 são eficazes para a variante britânica, mas admitiu que a mutação da África do Sul é "mais complicada".

"No que toca às duas vacinas que já foram autorizadas, pedimos às empresas para verificar o efeito das novas variantes no seu desempenho e [...], de acordo com os estudos preliminares, estas vacinas continuarão a ser eficazes pelo menos relativamente à variante britânica", declarou a responsável.


Notícias ao Minuto
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline Pantufas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #323 em: 28/01/2021, 11:45 »
 
Hoje é notícia: 80% das máscaras não cumprem; Ensino à distância de volta

Estes são os títulos dos jornais que estão a marcar a atualidade nacional nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro.
Hoje é notícia: 80% das máscaras não cumprem; Ensino à distância de volta

© DR


Noticias ao minuto




 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline Pantufas

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #324 em: 29/01/2021, 11:17 »
 
Covid-19: Circulação entre concelhos volta a estar proibida entre hoje à noite e segunda-feira


MadreMedia / Lusa

Proibido circular entre concelhos no continente a partir das 20:00 e até segunda
Atualidade · 22 jan 2021 05:58

A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira no território continental, com algumas exceções previstas, no âmbito das medidas de combate à pandemia.
Covid-19: Circulação entre concelhos volta a estar proibida entre hoje à noite e segunda-feira
O Conselho de Ministros decidiu na quinta-feira manter em vigor todas as restrições impostas em Portugal continental nos últimos 15 dias ao funcionamento do comércio não essencial, da restauração e relativas à proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

“Nós não estamos em condições de aliviar de forma nenhuma qualquer medida restritiva que exista”, afirmou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa realizada no final do Conselho de Ministros.

Assim, mantém-se a proibição de circulação entre concelhos entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda feira nos três próximos fins de semana.

Continuará também em vigor o dever geral de recolhimento domiciliário, em que “a regra é ficar em casa”, salvo deslocações autorizadas, nomeadamente para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais quando não é possível o teletrabalho (que é obrigatório sempre que as funções em causa o permitam, sem necessidade de acordo das partes) e a prática de atividade física e desportiva ao ar livre, entre outras restrições.

Portugal continental entrou às 00:00 de 15 de janeiro num novo confinamento geral, com os cidadãos sujeitos ao dever de recolhimento domiciliário, mas mantendo as escolas com o ensino presencial. A medida relativa aos estabelecimentos de ensino foi depois revertida e a atividade letiva foi suspensa no dia 22, por duas semanas.

Continue a ler: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-circulacao-entre-concelhos-volta-a-estar-proibida-entre-hoje-a-noite-e-segunda-feira
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #325 em: 29/01/2021, 11:28 »
 
Covid-19: Marcelo admite possibilidade de estado de emergência até ao verão
MadreMedia

Marcelo Rebelo de Sousa Covid-19
Marcelo: "O que fizermos até março determinará o que vai ser a primavera, o verão e quem sabe se o outono"

Covid-19: Marcelo afasta vacinação de centenas de políticos antes de milhares de idosos
O presidente da República deixou ontem o alerta ao país: "o que fizermos até março determinará o que vai ser a primavera, o verão e quem sabe se o outono". Ao Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu a possibilidade de prolongar o estado o estado de emergência até ao verão.

O Presidente da República decretou ontem a renovação do estado de emergência em Portugal até 14 de fevereiro, para permitir medidas de contenção da covid-19, e defendeu que é preciso agir depressa e drasticamente.

"Se for verdade que, desta vez, a vaga começou a Ocidente e Portugal é dos primeiros e não dos últimos a sofrer a pandemia, então é preciso agir depressa e drasticamente", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa comunicação ao país.

A partir do Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado acrescentou: "É esse o sentido das medidas hoje mesmo tomadas ao abrigo do decreto [do estado de emergência] que assinei logo após a autorização da Assembleia da República".

De acordo com Marcelo, "o que fizermos até março determinará o que vai ser a primavera, o verão e quem sabe se o outono". Desta forma, ao Expresso, o Presidente da República admitiu a possibilidade de prolongar o estado de emergência até ao verão.

Além disso, segundo o semanário, cabe ao chefe de Estado "dar cobertura ao atual confinamento apertado do país e as suas previsões apontam para mais dois meses".

A título de exemplo, o jornal refere que na terça-feira à noite, a propósito do oxigénio no Hospital Amadora-Sintra, Marcelo esteve "até altas horas" em contacto com a ministra da Saúde, para acompanhar as tomadas de decisão sobre a crise — o que vai acontecer também pelos próximos meses.

Fonte: Sapo24
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline Paulo

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #326 em: 29/01/2021, 16:07 »
 
Boa tarde,

Ok, obrigado Migel.
 :cump:
Paulo

Boa tarde,

Alguém sabe quando os tétras vão ser vacinados ?

Acreditam na vacina, alguém tem medo dos efeitos secundários ?

Vão se vacinar ? :cump:
Paulo
Amem-se uns sobre os outros !
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #327 em: 29/01/2021, 17:35 »
 
Boa tarde,

Alguém sabe quando os tétras vão ser vacinados ?

Acreditam na vacina, alguém tem medo dos efeitos secundários ?

Vão se vacinar ? :cump:
Paulo


1º Tetras vão ser vacinados se estiverem em lares
2º Eu pessoalmente não, e quando vimos que foram os da saúde os primeiros a vacinar, vamos nós ter medo de quê??
3º Eu acredito e não tenho medo de efeitos alguns, pena que não sei quando chegará a minha vez   :hum:

Abraço Paulo
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Paulo

Online migel

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #328 em: 29/01/2021, 18:09 »
 
Duas mortes por Covid-19 em instituição que acolhe deficientes na Guarda

Filipe Lopes, de 33 anos, e Luís Fernandes, que faria hoje 55 anos, não resistiram à infeção pelo novo coronavírus. Surto na instituição foi detetado depois de ser administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19.


© Global Imagens


29/01/21 16:41 ‧ HÁ 6 MINS POR MELISSA LOPES

Dois homens com 33 e 54 anos, residentes numa instituição que acolhe deficientes (Associação Sócio Terapêutica De Almeida- ASTA), morreram na madrugada desta quinta-feira no hospital da Guarda vítimas da Covid-19.


Ao Notícias ao Minuto, a ASTA refere que os dois - Filipe Lopes e Luís Fernandes - tinham recebido a primeira dose da vacina contra o coronavírus no passado dia 21, sem que, na altura, tivessem qualquer sintoma de infeção.

Contudo, poucas horas após a toma, os dois começaram a desenvolver sintomas como febre, o que os levou ao hospital no dia seguinte. Lá foram testados ao novo coronavírus, sabendo-se do resultado positivo, no dia 23. Internados na enfermaria do hospital, os dois acabaram por não resistir à doença tendo morrido na madrugada de quarta-feira para quinta-feira (de 27 para 28).

De referir que as duas vítimas, uma com autismo e outra com paralisia cerebral, sofriam de problemas respiratórios.



Na sequência destas infeções, a instituição levou a cabo uma primeira testagem a outros residentes com sintomas. Confirmaram-se aí "alguns infetados". Esta quinta-feira foram todos testados, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No total, estão infetados na instituição 18 residentes, a que se somam mais quatro de uma residência autónoma. Estão todos ou assintomáticos ou com sintomas ligeiros (como febre).

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais 278 óbitos e 13.200 novos infetados pelo SARS-CoV-2. Em termos acumulados, o país soma 11.886 óbitos e 698.583 casos de Covid-19.

O número de internamentos, que tem levado os hospitais a uma situação de rutura, continua a subir, sendo que há atualmente 6.627 pessoas internadas em enfermarias hospitalares (mais 62) e 806 em Unidades de Cuidados Intensivos (mais 24).


Notícias ao Minuto
 

Offline AREZ II (IRMÃO)

Re: Tudo relacionado com o Coronavírus
« Responder #329 em: 29/01/2021, 22:43 »
 
ArezII

Sejamos sérios. O país não está em estado de emergência. Está em estado de sítio. Precisamos de ajuda internacional.Conseguiram nos últimos 40 anos fazer do país com melhores condições a maior merda da Europa. O povo português precisa de ser salvo de si mesmo.

Aqui está o triste retrato dos nossos profissionais na 1ª linha de covid.
« Última modificação: 29/01/2021, 22:46 por AREZ II (IRMÃO) »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo